EQUIPAMENTOS VÃO FORTALECER A ASSISTÊNCIA TÉCNICA RURAL NO MARAJÓ


A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) entregou nesta quarta-feira (28) quatro barcos de alumínio e cinco aparelhos de GPS que vão ajudar a fortalecer as ações de assistência técnica e extensão rural nos municípios de Melgaço, Breves, Curralinho e Cachoeira do Arari.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf), do governo federal, e fazem parte de um projeto maior, orçado em R$ 600 mil, para intensificar as ações de apoio à produção agrícola nos municípios marajoaras. A entrega foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento do Território do Marajó (Codetem), em Belém. Ainda na reunião, o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará, Rosival Possidônio, assinou, junto com Giovanni Queiroz, termos de cooperação com as prefeituras de Curralinho e Oeiras do Pará.

Giovanni Queiroz disse que ações como essas são importantes para o desenvolvimento da produção familiar, principalmente nas cidades marajoaras. “O Marajó possui, lamentavelmente, o IDH mais baixo do Brasil, mas tem também um potencial produtivo extraordinário. O que falta são ferramentas para que possam produzir mais e é esse o nosso objetivo, municiá-los com técnicos capazes de assisti-los na implantação de culturas e atividades agrícolas para alavancar a economia da região, fazendo com que sejamos um estado mais produtivo, levando renda ao trabalhador do campo”, afirmou o secretário.

O secretário executivo da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), Alcindo Cavalcante, afirmou que estes investimentos são muito importantes: “A Amam sempre vê com bons olhos todas as iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento do arquipélago, sabidamente o de menor IDH do estado e com centenas de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza”.
“Uma das grandes dificuldades da assistência técnica no Marajó é a mobilidade e a comunicação, daí a importância desses equipamentos, que vão permitir o deslocamento dos técnicos para os locais onde estão as famílias de produtores. O projeto completo do Proinf prevê ainda a implantação de núcleos do Território do Marajó nas cidades de Curralinho, Breves, Salvaterra e Belém, que vão dar apoio para as prefeituras”, explica o coordenador do Núcleo Diretivo do Território do Marajó, Assunção Novaes, o “Cacau”.

Como complemento dos investimentos em infraestrutura, a Emater também está intensificando as ações de assistência técnica e extensão rural no arquipélago, assinando termos de cooperação com as prefeituras. “Já formamos parceria com as prefeituras de Breves, Oeiras e Curralinho e vamos assinar acordo com outras. Em todo o Pará, mais de 40 municípios já assinaram termos de cooperação conosco. São acordos que permitem potencializar o uso dos recursos humanos e físicos. Com isso, conseguimos beneficiar um número maior de produtores familiares”, explicou o diretor técnico da Emater.

Para o secretário de Agricultura de Oeiras do Pará, Manoel Leão, a dificuldade para obter assistência técnica é a principal barreira a ser vencida para o desenvolvimento agrícola do Marajó. “Parte da inadimplência que a gente tem hoje na agricultura familiar é porque não tem assistência técnica em função das limitações de transporte e comunicação na região, e agora a gente vai unir forças com estado para fazer as coisas funcionarem. Sem assistência técnica a gente não tem crédito e nem produção”, avaliou.


Fonte: AGPA 

Comentários