PARA ENTENDER MAIS SOBRE A TOXOPLASMOSE.

O QUE É, COMO SE ADQUIRE E QUAIS OS SINTOMAS DA TOXOPLASMOSE.

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, presente em quase todos os animais. Porém é com os animais domésticos que o ser humano deve tomar mais cuidado, por ter um contato mais direto e diário. Apesar de os animais não manifestarem a doença são potenciais transmissores para o ser humano.

A toxoplasmose é também conhecida como doença do gato por ser normalmente transmitida pelas fezes deste animal. O contato do ser humano, mesmo que indireto, com as fezes infectadas por ovos do parasita é suficiente para transmitir a doença. Ou seja, todo o ambiente onde o gato circula pode estar infectado pelo parasita. Mesmo os gatos bem cuidados não estão livres de serem agentes transmissores, pois eles podem adquirir o parasita ao ingerir alimentos contaminados, por exemplo.



O ser humano também pode adquirir a toxoplasmose através da ingestão de carne crua ou mal passada e embutidos crus, pois o parasita, alojado nas fibras musculares do animal, só é eliminado quando a carne é totalmente cozida, assada ou frita.

Frutas, verduras e vegetais crus e mal lavados não estão livres do parasita. Isto ocorre devido ao possível contato da planta com animais e adubos orgânicos (esterco animal). Até mesmo durante o preparo dos alimentos são necessários alguns cuidados. Usar a tábua onde a carne crua foi cortada para depositar ou cortar alimentos que serão servidos crus é o suficiente para que a transmissão possa ocorrer.

Em até 90% dos casos, a toxoplasmose não manifesta sintomas e a pessoa pode nem tomar conhecimento que adquiriu o parasita. Em algumas pessoas os sintomas da toxoplasmose podem ser confundidos com os de uma gripe, em outras, pode apresentar febre diária e gânglios que tendem a ser doloridos e se alastrar pelo corpo. Em duas a três semanas a doença começa a regredir. Por ser transmitida por um parasita que permanece para sempre no organismo, a doença pode voltar, especialmente quando a pessoa diminuir suas defesas orgânicas.

EM QUAIS CASOS A TOXOPLASMOSE MERECE TRATAMENTO.

A toxoplasmose deve ser tratada nos pacientes que apresentarem os sintomas desconfortáveis da doença. Em algumas pessoas com alta imunidade a doença pode regredir espontaneamente em pouco mais de um mês, ou nem apresentar sintomas.

O tratamento, à base de remédios como a sulfadiazida associada à pirimetamina, reduz sensivelmente os sintomas e deve ser mantido por um prazo nunca inferior a três semanas.

Veja na figura um bom e simples exemplo de prevenção:





Reforçando.

De acordo com João Silva de Mendonça médico infectologista – Existem duas maneiras bem conhecidas de aquisição do Toxoplasma gondii. Uma delas ocorre em ambientes onde existam gatos, os grandes disseminadores do parasita na comunidade ambiental. Gatos infectados eliminam os ovos desse protozoário pelas fezes, poluem o ambiente e contaminam quem por ali circula. Não é necessário entrar em contato direto com eles, basta dividir os mesmos espaços. Imaginemos, por exemplo, alguém que detesta gatos e vai visitar um amigo que tem um animal desses em casa, mas que o tranca em outro aposento para que nem chegue perto do visitante. No entanto, ele se senta numa poltrona onde o gato esteve deitado e sem querer leva a mão à boca. Pronto, está fechado o circuito microscópico: a partir da poluição ambiental provocada pelo gato, o parasita infectou o ser humano.


RESUMO

O que é Toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii.

Causas
A toxoplasmose é encontrada em humanos no mundo todo, e em várias espécies de animais e pássaros. Os gatos são o hospedeiro definitivo do parasita.

A infecção de humanos pode ser causada por:


  • Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos;
  • Descuido ao manipular a caixa de excrementos de gatos, que pode levar ao consumo acidental de partículas infecciosas;
  • Comer terra contaminada;
  • Comer carne crua ou mal cozida (cordeiro, porco ou vaca);
  • A toxoplasmose também afeta pessoas com sistema imunológico debilitado.
Sintomas mais comuns
Febre, manchas pelo corpo, cansaço, dores no corpo, ínguas espalhadas pelo corpo, dificuldade para enxergar, lesões na retina.

Prevenção

  • Dicas para evitar essa doença:
  • Evite comer carne mal cozida;
  • Congele a carne a -20 C por 2 dias;
  • Lave as mãos depois de manipular carnes cruas;
  • Proteja as áreas de brincar das crianças contra fezes de gatos;
  • Lave bem as mãos após o contato com a terra que possa estar contaminada com fezes de animais;
  • Mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico debilitado devem evitar limpar caixas de excremento de gatos e materiais potencialmente infectados com fezes de gatos. Elas também devem evitar materiais que possam estar contaminados por insetos expostos a fezes de gatos (baratas, moscas etc.);
  • As mulheres grávidas devem fazer um exame de sangue para toxoplasmose;
  • Os pacientes com a doença do HIV devem fazer exames de sangue para detectar toxoplasmose.

A prefeita Consuelo Castro gravou este web-vídeo para falar aos internautas e população de Ponta de Pedras, sobre as providencias e medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura e órgãos de saúde do estado, quanto aos casos de toxoplasmose ocorridos no município. A intenção da prefeita é dar esclarecimentos à sociedade demonstrando sua preocupação e as ações praticadas por seu governo até o momento sobre este problema, que vem acometendo alguns munícipes de Ponta de Pedras.



Fontes e referências:
Ø Liesenfeld O. Toxoplasmosis. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 370.
Ø João Silva de Mendonça é médico infectologista. Preside a Sociedade Brasileira de Infectologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, dirige o Serviço de Moléstias Infecciosas.
Ø Blog: Dr. Drauzio Varella.
Ø Revista Época.  


Edição: ASCOM/Pref. Consuelo Castro

Comentários