“ALMIR GABRIEL DEIXA A VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA DO PARÁ”


Almir Gabriel sai da vida para entrar na história como um dos maiores governadores do Pará em todos os tempos.

Médico, secretário de Saúde, prefeito de Belém, governador duas vezes, senador da República, candidato a vice-presidente do Brasil, Almir Gabriel deixou marcas indeléveis em todo o Pará.

Íntegro, honesto, probo, competente, administrador de primeira, Almir Gabriel fez história, com um projeto de governo que ainda hoje tem seguimento.

Durante a ditadura militar, Almir Gabriel arquitetou o plano que libertou o hoje senador João Capiberibe da prisão em Belém....Em 1989, Almir Gabriel aceitou ser o vice na chapa de seu amigo Mario Covas na disputa pela Presidência da República. Almir Gabriel foi um dos fundadores do PSDB ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Franco Montoro e José Richa, entre outros. Foi eleito governador do Pará pela primeira vez em 1994, derrotando Jarbas Gonçalves Passarinho, que tinha o apoio de Jader Barbalho.

Almir Gabriel foi reeleito em 1998 para o governo do Estado, derrotando o então imbatível Jader Fontenelle Barbalho. Em 2002, numa façanha política, Almir Gabriel elegeu seu secretário especial de Produção e amigo Simão Jatene para o governo do Pará. Simão Jatene nunca havia disputado uma eleição e venceu Maria do Carmo Martins, do PT, no segundo turno.

Almir Gabriel também construiu a Alça Viária, interligando o sul/sudeste do Pará com a região metropolitana pela rodovia PA-150. São obras de Almir Gabriel em Belém a Estação das Docas, o novo aeroporto de Belém, o Projeto Feliz Luzitânia e o Parque da Residência. Também são obras de Almir Gabriel em Belém o Polo Joalheiro, a recuperação da Igreja de Santo Alexandre e a Casa das Onze Janelas e tantas outras.

Fica registrada aqui as nossas mais profundas condolências à mulher e filhos do ex-governador Almir Gabriel nessa hora triste e dolorida...

Descanse em paz, doutor Almir Gabriel.


ASCOM/Pref. Consuelo Castro
Com informações de: O paraense

Comentários